A Polícia Federal deflagrou no dia 6/2 a Operação Gaveteiro

Brasília / DF – A Polícia Federal deflagrou no dia 6/2 a Operação Gaveteiro, para corrigir ou alterar valores do então Ministério do Trabalho, por meio da contratação de uma empresa do ramo de tecnologia da informação, em Brasília e nos mais cinco Estados .

Policiais federais cumprem 2 mandados de prisão preventiva e 41 mandados de busca e apreensão, em endereços situados no Distrito Federal, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul. Além das prisões e buscas, a Justiça Federal também determinou o bloqueio do valor aproximado de R $ 76 milhões nas contas dos investigados. Foram concedidas ainda medidas cautelares proibindo os investigados de se ausentarem do País.

Como investigações, iniciadas em razão de relatório da Controladoria Geral da União – CGU apontou que a contratação da empresa foi apenas o subterfúgio utilizado pela Organização Criminosa que atua no Ministério do Trabalho para Desvio, entre os anos de 2016 e 2018, mais de cinquenta milhões de reais do órgão. O objeto de contratação foi adquirido com a solução de tecnologia e licenças, voltado a gerenciar sistemas informatizados do Ministério do Trabalho e detectou fraudes na concessão de seguro-desempenho.

Os envolvidos respondem por crimes de peculato, organização criminosa, fraude à licitação, falsificação de documento particular, corrupção ativa e passiva, com penas que, se somadas, podem chegar a mais de 40 anos de prisão.

Comunicação Social da Polícia Federal no DF

(61) 2024-7557

cs.sr df @ dpf.gov.br

#diref