Passaportes distribuídos no DF e em sete Estados receberão folder informativo com alertas de prevenção e combate ao crime de tráfico de seres humanos.

Passaportes distribuídos no DF e em sete Estados receberão folder informativo com alertas de prevenção e combate ao crime de tráfico de seres humanos.

O Distrito Federal e sete Estados brasileiros que apresentaram maior emissão de passaportes e maior registro de denúncias envolvendo tráfico de pessoas serão contemplados com uma iniciativa inédita do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Ação conjunta da Secretaria Nacional de Justiça (Senajus) e da Polícia Federal distribui, a partir desta quarta-feira (29/1), dentro dos passaportes emitidos pela PF, um folder informativo com alertas-chave de prevenção e combate ao crime de tráfico de seres humanos. Com 495 mil unidades impressas, o material contém QR CODE, cujo link vai diretamente para a página do MJSP de combate a esse crime. O informativo também orienta vítimas e testemunhas a denunciarem casos ao DISQUE 100 e ao LIGUE 180.

O objetivo é qualificar as denúncias recebidas, combater a subnotificação de tráfico de pessoas e orientar a população sobre como identificar esse tipo de crime e procurar as autoridades responsáveis. A denúncia é gratuita e anônima. Difundir informação e conhecimento sobre as formas de aliciamento e as maneiras de denunciar são prioridades.

Trata-se de uma ação articulada pela Coordenação-geral de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Contrabando de Migrantes da Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com o Serviço de Repressão ao Tráfico de pessoas e Contrabando de Migrantes da Polícia Federal.

Conforme a coordenadora-geral de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Contrabando de Migrantes do MJSP, Renata Braz, a parceria com a Polícia Federal é fundamental para levar conhecimento sobre a existência do crime de tráfico de pessoas a toda a sociedade, de forma a alertar a população e as potenciais alvos do crime.

Comunicação Social da Polícia Federal em São Paulo

Contato: (11) 3538-5013
E-mail: cs.srsp@dpf.gov.br