NUTRIÇÃO DA DIREF

COMUNICADO DIREF

DATA: 19/05/2021

NUTRIÇÃO DA DIREF

A Nutrição da DIREF vem alertar sobre a MICROBIOTA INTESTINAL. Você sabe o que é? Sabe qual a importância de cuidar bem dela? Microbiota intestinal é a maior e mais variada comunidade de microorganismos e nos ajudam em diversos processos. Por exemplo:

Sistema imunológico: o intestino é como um regulador da imunidade porque cerca de 70% das nossas células do sistema imune estão ligadas ao trato gastrointestinal.

Sistema nervoso: Há uma comunicação entre cérebro e intestino. Hoje já se sabe que a microbiota atua na produção e liberação de uma grande variedade de neurotransmissores e hormônios, como a serotonina, a dopamina, a acetilcolina, a noradrenalina e o ácido gama-aminobutírico (Gaba).

Obesidade: Também em ação conjunta com o sistema nervoso, a microbiota intestinal atua na produção e liberação de neurotransmissores e hormônios que controlam as sensações de bem-estar, fome ou saciedade. O que afeta a microbiota? São diversos fatores que provocam uma resposta inflamatória e atacam as células do intestino, deixando sua barreira permeável, comprometendo a imunidade e absorção de nutrientes e medicamentos. E as consequências? Sintomas como inchaço, gases, cólica, fadiga, dores de cabeça, sensibilidade alimentar, síndrome do intestino irritável, alergias, obesidade, depressão e alterações no humor.

Quer saber como melhorar sua microbiota intestinal? Agende uma consulta no SERVIÇO MÉDICO DA DIREF: *3446-4861 #diref