41 011 0

No dia 14 de dezembro foi realizado o Natal Solidário no Hospital de Base para as crianças internadas na pediatria e na UTI. Esse evento teve o apoio da DIREF, SINDIPOL e SINDEPOL, Coordenado pela Professora Esmeralda Franio – Responsável pela Classe Hospitalar das Unidades de Pediatria e Cirurgia Pediátrica do HDBDF–, pelas Professoras de Classe Hospitalar Crishna Morelo e Fabiana Martins, e apoiado pelos voluntários:  Roberio - Papai Noel, Silvia Giudice, Leandro César, Marta Rodrigues, Nicole França, Luciana Salvador, Ana Carolina, Adrieli Vaz , Fabio Salesiano, Leontina Adriano (DIREF), Vilma Carvalho (DIREF) e Jason (SINDIPOL). 

O sucesso dessa ação só foi possível graças ao coração solidário de cada um dos voluntários ali presente, os quais puderam proporcionar às crianças a magia do NATAL. 

“Só a solidariedade resgata para nós a grandeza e a dignidade com que o criador nos fez, plenos de sentido existencial e imensamente ricos de possibilidades”   Leontina Adriano – Presidente da Diref. 

“NATAL SOLIDÁRIO É PAZ NO CORAÇÃO, SORRISO NOS LÁBIOS E BRILHO NO OLHAR” 

CONHEÇA COMO TUDO COMEÇOU 

Criado em 1993, o Natal Solidário nos hospitais de Brasília, foi criado com intuito de promover e satisfazer a alegria das crianças em estado terminal. 

Há 23 anos a ADM-Miriam Correa Sampaio, em parceria com o APF-Moacir Santos, se reuniram em prol da causa e levaram adiante esta ação, que logo tiveram ajuda dos colegas, Evandro Carnaval, Dona Cleide, Rodrigo Menezes entre outros e apoio da Direção Geral do DPF nos primeiros anos. 

Moacir Santos ficou encarregado das parcerias e Mirian de realizar as compras para encher a sacola do Papai Noel.  Parceria que rendeu, e de imediato conseguiram fechar com a Ri-Happy, que cobravam apenas o preço de custo, acordo firmado com o dono Dr. Ricardo. 

No auge o projeto conseguiu atender simultaneamente sete hospitais, como, Hospital de base, Sobradinho, Taguatinga, Planaltina, Gama, HRAN e o Hospital Universitário. Contavam com o apoio da Ansef, Diref, ADPF Nacional, ADPF Regional, Fenapef, Sinpec, Apecef, Sindepol, Sindipol, entre outros. 

As crianças se encantam com a magia do natal, data marcante para elas; nas primeiras ações do natal solidário elas viam o velhinho de barba branca trocar o trenó pelo helicóptero. Muitos tiravam o restinho de força que tinham para subir no terraço e abraçar o Papai Noel. Mas infelizmente com o tempo chegou-se à conclusão de que era melhor ele chegar de mansinho evitando o tumulto da criançada e resguardando a saúde delas. 

Com o passar do tempo, muitos colaboradores da PF começaram a ser transferidos ou se aposentaram, a ação ainda chegou a ganhar novos colaboradores, porém já não tantos quantos antes, chegando a um ponto em que infelizmente tiveram que optar em realizar apenas em um hospital.  Hoje   atuando há 10 anos apenas com o Hospital de base, por uma questão logística. Vale ressaltar que essa ação não é uma iniciativa  do DPF, mas de um grupo de amigos que tem um  objetivo em comum, “trazer a felicidade para aqueles que mais precisam” e para tal contam com o apoio de várias entidades de classe.  

No ano de 2015 o projeto conseguiu atender o IAME (Instituto Agrícola do Menor), em Dourados/MS, fazendo entrega de camisetas e chinelos aos menores do abrigo. Já em 2016 conseguiram arrecadar mais de 100 brinquedos, trazendo felicidade para a garotada. 

Muitos que acreditam e confiam nesse projeto, continuam até hoje se solidarizando. Mirian Sampaio se emociona ao falar dele, pois conhece crianças que fizeram transplantes e hoje adultos passam apenas para acompanhamento médico. 

Durante esse tempo, muitos dos colaboradores puderam conhecer um pouco mais da estrutura do hospital, conhecendo o Pronto-Socorro, UTI e suas realidades.  

Miriam relata que “muitos servidores já foram o Papai Noel, mas nos últimos anos não conheci a identidade do Papai Noel, apenas sei que é advogado, mas como esse projeto me fascina prefiro não saber, assim não perde a magia do natal”. Ela agradece imensamente a cada um que participa principalmente aos servidors da PF e os outros colaboradores que sempre tiveram conhecimento e apoiaram a causa, confiando na ação, afinal, é uma época vulnerável quando todos estão envolvidos com os familiares mais próximos e as crianças acabam ficando um pouco mais isoladas. Levar o natal até eles trás uma felicidade que revigora o bem estar de cada um. 

Devemos lembrar que o sucesso desta campanha depende do coração solidário de cada um. Pequenos gestos geram grandes transformações.

Veja galeria de fotos aqui!

  •   SPS - Área Especial - Conjunto 4,
    Serviço Médico DIREF - CEP:70610-902
    Brasília - DF
  •   (61) 3445-2011
  •   (61) 3346-1023
  •   (61) 3346-4861
  • diref@diref.org.br

Localização