marcio lobao edison lobao

Um ex-senador e o filho de um senador estão entre os principais alvos da operação Leviatã, deflagrada na manhã desta quinta-feira (16) pela Polícia Federal. Seis mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo ministro Edson Fachin, do STF (Supremo Tribunal Federal), e estão sendo cumpridos no Rio de Janeiro, em Belém (PA) e Brasília.

A investigação da Polícia Federal é referente ao pagamento de 1% das obras civis da hidrelétrica de Belo Monte a dois partidos. Em setembro do ano passado, a PF já havia apontado indícios de que o PMDB havia recebido cerca de R$ 160 milhões ilegalmente nas campanhas de 2010, 2012 e 2014.

No entanto, até agora não foram divulgados os nomes dos investigados e nem os partidos ao qual são ligados.

Apesar disso, o nome da operação, Leviatã, é o mesmo da obra do filósofo inglês Thomas Hobbes. No livro, ele afirma que “o homem é o lobo do homem”, o que remete ao nome do senador Edison Lobão (PMDB-MA), que é o atual presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado.

Segundo a PF, o filho de senador e o ex-senador pertencem ao mesmo grupo político. Eles poderão responder pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Ao custo de R$ 31,5 bilhões, a usina hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, e está entre as maiores do mundo.

Fonte:R7

  •   SPS - Área Especial - Conjunto 4,
    Serviço Médico DIREF - CEP:70610-902
    Brasília - DF
  •   (61) 3445-2011
  •   (61) 3346-1023
  •   (61) 3346-4861
  • diref@diref.org.br

Localização